Ampliando conhecimentos,
criando conexões

Proporcionar aos empresários e profissionais do setor os caminhos para uma gestão mais competitiva em produtos, processos e inovação. Esse é o intuito do projeto Workshop FIMMA. Por meio dele o profissional pode ampliar conhecimentos, criar conexões e complementar o intercâmbio de informações sobre cenários, desafios, design, tendências e mercado que envolvem o setor moveleiro. Portanto, participar do projeto representa uma oportunidade diferenciada na FIMMA Brasil.

MAIS INFORMAÇÕES

* É expressamente proibido a entrada de menores de 16 anos.

CONHEÇA NOSSOS PROJETOS

Abaixo você encontrará a programação e um breve currículo dos palestrantes.

A base florestal é o primeiro elo da cadeia produtiva de madeira e móveis. Neste espaço serão abordados assuntos relacionados ao tema, gerando conteúdo e disseminando conhecimento. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

27 . MAR

15h .
Prof. Doádi Brena
A situação atual e as perspectivas futuras do setor produtivo da base florestal
16h .
Eng. Florestal Daniel Chies e Eng. Florestal Rafael Ferreira (SINDIMADEIRA / AGEFLOR)
Plantios Florestais no Rio Grande do Sul X Aspectos Legais
17h .
Eng. Heloise Coutinho (HLC Consultoria e Execução Ltda)
Certificação e Utilização do Selo FSC - Rastreabilidade da matéria prima florestal

28 . MAR

15h .
Professor Dr. José Afonso B. Portocarrero
16h .
Dra. Mauren Lazzaretti (SEMA-MT)
17h .
Marcelo Joaquim (TSMA) - O mercado global e brasileiro de pellets

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Daniel Chies
Daniel Chies
Saiba mais +
Doádi Brena
Doádi Brena
Saiba mais +
Heloise Coutinho
Heloise Coutinho
Saiba mais +
José Afonso
José Afonso
Saiba mais +
José Afonso
Marcelo Joaquim
Saiba mais +
Mauren Lazzaretti
Mauren Lazzaretti
Saiba mais +

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2003).
Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2005) em Tecnologia e utilização de produtos Florestais.
Com experiência e atuação principalmente nas seguintes áreas: Gestão Florestal, Manejo Florestal, Qualidade da Madeira e Madeira Serrada.
Desde 2007 trabalha para o grupo MADEM, onde é responsável pela gestão dos ativos florestais, produção de madeira em toras e abastecimento industrial.
Junto a AGEFLOR tem atuado e auxiliado em assuntos relacionados com a cadeia produtiva do Pinus.

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1974), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1979) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1995). Professor Senior da Universidade Federal de Santa Maria, tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Inventário e Manejo Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: inventários regionais e manejo florestal, planejamento e produção florestal, regeneração natural e plano de ordenamento florestal. Consultor da FAO e do Serviço Florestal Brasileiro para o Inventário Florestal Nacional, e da Usina Termelétrica Cambará S.A. para a elaboração do Plano de Suprimento de Biomassa Florestal.

Trajetória de carreira em empresa brasileira de engenharia, líder na região sul em projetos de engenharia rodoviária e meio ambiente, como coordenadora de projetos de engenharia e meio ambiente e Coordenadora da Qualidade e Representante da Diretoria na certificação ISO 9001.
Consultora para diagnosticar a situação-problema e propor alternativas de solução ao cliente e por processos e implementar e manter a certificação de produtos, tanto para INMETRO como para FSC (Certificação de Cadeia de Custódia - Papel e Madeira), em empresa de importação e exportação, líder nos segmentos de importação e exportação no estado do Rio Grande do Sul.
Consultora nas áreas de engenharia civil, meio ambiente, qualidade e segurança do trabalho para empresas de engenharia, de serviços, indústrias.
Auditora de Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, Produtos, Reclamação de Cliente, num dos primeiros organismos de certificação brasileiro - Instituto Falcão Bauer, acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO.

Nasceu na cidade de Bela Vista-MS, fronteira com o Paraguai, em 1951. Graduado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos-SP, 1976. Em 1980 iniciou carreira docente no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Em 1984 faz especialização em Planejamento Urbano na Dortmund Universität, Alemanha Federal. Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/MT, no período 1989/1990. Em 1993 a ajudou a fundar a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá SMADES, e foi seu primeiro secretário. Participou em 1995 da criação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFMT. Cursou mestrado no Departamento de História da UFMT e apresentou dissertação sobre a casa Bororo no ano 2000. Em 2006 defendeu a tese de doutorado Tecnoíndia, aprovada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP. Em 2007 participou como Arquiteto Brasileiro Convidado da 7a Bienal Internacional de Arquitetura, em São Paulo. Em 2009 recebeu o título de Cidadão Cuiabano. Em 2010 publicou o livro Tecnologia indígena em Mato Grosso: habitação, contemplado em 2011 na 25ª edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, em São Paulo (em 2018 na sua segunda edição e com a primeira edição na língua inglesa). Recebeu em 2014 o titulo de Arquiteto do Ano da Federação Nacional dos Arquitetos FNA. Em 2018 teve o projeto do Centro Sebrae de Sustentabilidade CSS, premiado pelo Breeam Awards 2018, da Building Research Establishment BRE, a mais antiga e conceituada certificadora em sustentabilidade da Europa.

16 anos de experiência em Vendas e Pós-Vendas contemplando:
Elaboração e execução do Planejamento Estratégico, Tático e Operacional desde a análise do potencial do mercado / região ao dimensionamento das equipes comerciais, técnicas e apoio;
Desenvolvimento e sólida gestão dos KPI’s de serviços(produtividade, eficiência, fluxo de produção, garantias, vendas, satisfação do cliente, etc.);
Desenvolvimento de rede de distribuidores desde avaliação de potencial do mercado em relação à capacidade de atendimento ao dimensionamento dos estoques de peças e equipes comerciais e técnica de serviços;
Desenvolvimento de fornecedores contemplando negociações, homologações, nacionalizações, etc;
Sólidas habilidades em Gestão de Estoques de peças de reposição (fill rate, giro, obsolescência, inventários cíclicos e gerais, dimensionamento de equipe, Pontos de Pedidos, Lotes Econômicos de Compras, etc.);
Habilidade para uso de ferramentas da Administração para elaboração de Planos de Ação e análises mercadológicas (SWOT,5W1H, Matriz de GUT, PDCA, etc.);
Liderança em Projetos;
Forte visão estratégica contemplando os pilares de Satisfação do Cliente e Resultado Operacional;
Sólida experiência na elaboração de Budget (recursos materiais e humanos, sales forecast, etc.);

A advogada Mauren Lazzaretti assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso em janeiro de 2019 e também preside os conselhos estaduais de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Pesca. A experiência na área ambiental e na gestão pública inclui passagens pela própria Sema, atuando como secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos entre 2010 e 2012 e 2016 e 2017.

A gestora possui especialização em Direito Tributário, Perícia e Auditoria Ambiental e Processo Civil. Na carreira jurídica, ela também foi vice-presidente da Comissão do Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil entre 2013 e 2016 e presidiu a mesma comissão no biênio 2016/2018.

Ampliar o público de especificadores na FIMMA Brasil, proporcionando a eles uma nova experiência, e assim mudar sua visão em relação a feira. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

28 . MAR

15h .
Arq. Paulo Mezzomo (ARQUITETO EXPERT)
Melhores práticas na gestão de escritórios de arquitetura e design
16h .
Arq. André Menin (REFRESHER)
Tendências de arquitetura e interiores para 2019 e 2020
17h .
Arq. Carol Cantelli (DECOR & MAIS)
O que Fará de Você uma Pessoa Vencedora?

29 . MAR

14h .
D.er Mauricio Noronha e D.er Rodrigo Brenner (FURF DESIGN STUDIO)
A importância do design na indústria moveleira
15h .
Arq. André Menin (REFRESHER) e Arq. Júlia Fernandes (QUALI A)
Quando o Design se transforma em verdadeiras experiências

CONHEÇA OS PALESTRANTES

André Menin
André Menin
Saiba mais +
Carol Cantelli
Carol Cantelli
Saiba mais +
Mauricio e Rodrigo
Mauricio e Rodrigo
Saiba mais +
Julia Fernandes
Julia Fernandes
Saiba mais +
Paulo Mezzomo
Paulo Mezzomo
Saiba mais +

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Caxias do Sul (2008) e estudos complementares na Universidad de Valladolid, na Espanha. Atualmente é sócio diretor do studioMENIN arquitetura + design, especializado no desenvolvimento de linhas de produtos para a indústria​ ​moveleira​ ​e​ ​arquitetura​ ​corporativa​ ​para​ ​o​ ​mesmo​ ​segmento.
Tem experiência em projetos de arquitetura, arquitetura de interiores e arquitetura efêmera. Atua na conexão entre arquitetura e design focada na experiência de compra e venda dos consumidores, principalmente na criação de novas soluções e alternativas, práticas e decorativas para a mobília contemporânea. Desde 2008 desenvolve a linha de produtos da Finger Móveis Planejados. Também é responsável pela criação e inserção da Falkk, empresa especializada na​ ​produção​ ​de​ ​móveis​ ​decorativos​ ​residenciais,​ ​no​ ​mercado​ ​nacional.
Fundou o Refresher (www.refresher.com.br) em 2015 com o intuito de inovar e renovar o setor, ajudando a elevar o nível dos profissionais de projeto de todo o país, além de oferecer ferramentas que facilitem o dia a dia de quem trabalha com arquitetura, design, decoração e mobiliário.

Simplicidade, carisma e qualidade profissional. Essas são as principais características que fazem da Arquiteta Urbanista Carol Cantelli um fenômeno das redes sociais como Instagram, Facebook e Snapchat.
Com mais de um milhão e duzentos mil seguidores, Carol Cantelli consegue, por meio de sua facilidade de comunicação, espontaneidade e talento manter-se conectada àqueles que a seguem e acompanham suas publicações.
Associando criatividade às principais ferramentas profissionais, como o programa Sketchup, Carol Cantelli oferece dicas importantes até mesmo para colegas de profissão mais experientes. Ao associar tudo isso ao seu jeito diferenciado de compartilhar informações, a arquiteta faz crescer sua boa influência sobre quem frequenta as redes sociais em busca de conhecimento e aprimoramento.
Além disso, ela se destaca por seus projetos arquitetônicos desenvolvidos em plataforma 3D ultrarrealista, que desvendam seu estilo inovador e têm feito a diferença na carreira de muitos arquitetos espalhados em todos os estados do Brasil.
Atualmente, por conta de sua extraordinária ascensão nas redes sociais e o reconhecimento da qualidade de seus projetos próprios, Carol Cantelli ministra palestras e worshops por todo o país compartilhando suas experiências, mostrando como é possível transformar seguidores em clientes e ainda fazer das ferramentas de comunicação disponíveis na internet grandes aliados para o crescimento pessoal e profissional de qualquer pessoa.

Fundada em 2011 por Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, ambos na lista Forbes UNDER30, a multipremiada internacionalmente Furf Design Studio tem construído uma reputação global por produtos de alta qualidade temperados com generosas doses de inteligência, humor, sustentabilidade e responsabilidade social.

Com projetos presentes em mais de quinze países em variadas áreas, a Furf colabora para a criação de novas e maiores oportunidades de negócio para desde startups, empresas familiares à multinacionais.

Sua “habilidade especial de atribuir poesia e romantismo a um objeto” foi destacada pela curadora italiana Paola Noe. É parte do acervo permanente do MUDE – Museu do Design e da Moda de Portugal e frequentemente expõe em renomados eventos como a Semana de Design de Milão (Itália), WIRED Health (Inglaterra) e em outros oito países. Atualmente soma mais de vinte notáveis reconhecimentos nacionais e internacionais.

Arquiteta pela FAU/UnB (2000), Especialista em Design e Interiores pelo IPOG (2002), com foco em arte e história do mobiliário, Mestre e Doutora em Arquitetura Sustentável e Conforto Ambiental pela FAU/UnB (2010 e 2012), sócia da empresa de consultoria e treinamentos Gestão Fora da Caixa e sócia diretora da empresa Quali-A Conforto Ambiental e Eficiência Energética, implantada no Parque Tecnológico da UnB. (PCTec). Professora de Pós-Graduação em cinco cursos na área de Arquitetura, Engenharia e Design de Interiores do IPOG (Instituto de Pós-Graduação)

Arquiteto e empreendedor apaixonado, entusiasta do marketing. Atuante em projetos de edificações, além do seu escritório de projetos, dirigiu também uma incorporadora de imóveis entre 2010 e 2016. Tem MBA FGV em Gestão Empresarial e estudou na Escuela Técnica Superior de Arquitectura - Universidad de Valladolid - Espanha (2005-2006), especialista em Sistemas de Inteligência de Marketing pela Unisinos (2017).

Destinado especialmente para a indústria moveleira, seu foco é na troca de experiências sobre assuntos relevantes como mercado externo, tecnologia, informação e inovação, entre outros. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

26 . MAR

17h .
APEX Brasil - Oportunidades nos EUA
18h .
Nelson Wilians & Advogados Associados – Internacionalização de Empresas

27 . MAR

14h .
Rafael Almeida de Souza (INSTITUTO SENAI) – O Caminho da Indústria 4.0 para o Setor Moveleiro
17h .
Paulo Gehlen (SOPRANO) – Alianças de competências entre empresas tradicionais e startups

28 . MAR

14h .
Augusto Crespi (INSTITUTO SENAI) – Inovação pra quê? - Novas soluções aplicadas ao setor moveleiro
15h .
Marcos Batista – Por que inovar, se a cama está quentinha? Se você não reinventar o que está fazendo, alguém fará isso.

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Alessandro Kralik
Alessandro Kralik
Saiba mais +
Augusto Crespi
Augusto Crespi
Saiba mais +
Igor Celeste
Igor Celeste
Saiba mais +
Paulo Gehlen
Paulo Gehlen
Saiba mais +

Formado pelo Colégio Ancheita de Porto Alegre-RS, possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e Especialização pelo convênio da Secretaria da Receita Federal do Brasil e SDA-RJ em Direito Aduaneiro e Comércio Exterior. Advogado e diretor da MARIANTE KRALIK ADVOCACIA, atualmente é professor convidado coordenador e palestrante da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Sócio-Gerente de Projetos da empresa CICLO CURSOS E EVENTOS LTDA ME. Tem experiência na área de Direito Civil, com ênfase em Direito Aduaneiro, Civil, Consumidor, Família, Sucessões, Empresarial, Fiscal, Tributário, além de conhecedor dos Regimes Especiais, Regimes de Tributação, Classificação de Mercadorias, Introdução ao Despacho Aduaneiro e Habilitações Siscomex, Siscarga, Siscoserv, atrelados ao Comércio Exterior.

Especialista em Gestão de Projetos pela Universidade do Vale dos Sinos com ênfase em projetos de design é graduado em Design pela Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência de 10 anos em projetos de criação, integrando equipes de desenvolvimento de produtos e design gráfico para as áreas metalúrgica, moveleira, acessórios, ferragens, puxadores e metais sanitários prestando serviços para diversas indústrias nacionais. Atualmente trabalha como Analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos no Instituto SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário com foco em projetos de Inovação para cadeia produtiva moveleira e desenvolvimento integrado de produtos.

Igor Isquierdo Celeste é graduado em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui MBA em Economia Brasileira para Negócios pela Universidade de São Paulo. Atualmente cursa MBA em Inteligência de Mercado no Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (IBRAMERC). Conta com experiência na área de negócios internacionais, em especial nas áreas de inteligência de mercado, promoção comercial e atração de investimentos. Desenvolveu projetos junto a diferentes governos e agências de promoção exterior de países como Espanha, Canadá, Reino Unido, País de Gales e Suíça, apoiando empresas estrangeiras em seu processo de inserção no mercado brasileiro. Além disso, foi coordenador da divisão de Inteligência Comercial na então Secretaria de Desenvolvimento e Promoção de Investimentos (SDPI) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, é o Coordenador de Inteligência de Mercado da Gerência de Estratégia de Mercado da Apex-Brasil.

Formação

• Graduação em Engenharia Mecânica - Unisinos - 1993
• Mestrado em Administração Financeira – UNICAMP – 2003
• MBA Gestão Empresarial – Fundação Dom Cabral – MG – 2004
• MBA – Strategic and Leadership Management – University Michigan/USA - 2008
• Programa Formação e Desenvolvimento de Conselheiro – Fund. Dom Cabral – 2015
• Certificate In Business Excellence – Columbia University / USA – 2017 (Somente 32 executivos no Brasil )
• Doutorando em Adm. Marketing – USP – iniciado 2016

Experiência Profissional

Ocupou posições de liderança, gestão ,estratégia e inovação de negócios com 25 anos experiência . Atuou como diretor atualmente e atuamente é CEO da Soprano. Participou da gestão de empresas multinacionais e familiares como Gerdau, Souza Cruz, Louis Dreyfus, Grupo Todeschini . É Mentor e acelerador de Start ups na Fundação CERTI– Florianópolis SC