Qualificar para crescer

Incentiva o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do segmento, oferecendo atividades direcionadas para facilitar o acesso a informações e aos lançamentos do setor, como máquinas, matérias-primas e acessórios para móveis.

Empreender fica mais fácil para quem aproveita
as ações do projeto FIMMA Marceneiro, participando
das palestras e das oficinas práticas no espaço marceneiro.

Espaço do Marceneiro
Pavilhão B

MAIS INFORMAÇÕES

* É expressamente proibido a entrada de menores de 16 anos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

26/03

16h – Adilson Pinheiro, Canal Oficina 44 – Acabamento: Indo Além dos Materiais (2 horas)

27/03

14h – Adilson Pinheiro, Canal Oficina 44 - Revolucionando a marcenaria tradicional com resina epóxi (2 horas)
16h – Fabrique Marker Space - Fabricação artesanal de Luminária (4 horas) Vagas Limitadas, faça sua inscrição aqui

28/03

14h – Daniel Stopa, Stopa Lab – Marcenarias do Brasil
16h – Fabrique Marker Space - Curso Marcenaria tradicional: Banco Japonês (4 horas) Vagas Limitadas, faça sua inscrição aqui

29/03

14h - Paulo Valença - MDF para iniciantes e hobbystas
15h - Waldênia Caracas, Canal Ateliê Waldênia Caracas - Como é possível viver da marcenaria sustentável, quais as formas de precificação e o trato com o cliente
16h - Will Araújo, Canal Oficina Carcará Garagem - Marketing para Marcenarias
17h – GMB – Grupo Marceneiros do Brasil - Oficina Desenvolvendo a Criatividade para criar pequenas peças de Marcenaria (3 horas)
Confirme a sua participação por meio do credenciamento antecipado.

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Adilson Pinheiro
Adilson Pinheiro
Saiba mais +
Daniel Stopa
Daniel Stopa
Saiba mais +
Paulo Valença
Paulo Valença
Saiba mais +
Waldênia Caracas
Waldênia Caracas
Saiba mais +
Will Araújo1
Will Araújo
Saiba mais +

Adilson Pinheiro Designer, Palestrante e Produtor de Conteúdos relacionados à Marcenaria, Serralheria, Reninas e muito mais.

Sua primeira ferramenta foi um serrote, 39 anos atrás, com apenas 3 anos e seus 24 anos de profissão o tornam referência no assunto.

Integra a equipe de especialistas do Programa É De Casa da Rede Globo, além do canal Adilson Pinheiro, com quase 700 vídeos publicados no Youtube já ajudaram milhares de pessoas a desenvolver suas habilidades e profissionais.

Ainda criança, Daniel herdou do avô e tio a paixão pelo ofício e as ferramentas de uma pequena marcenaria. Por vocação, Daniel formou-se pedagogo pela USP/Sorbone, atuando como professor e em projetos de formação de professores por 13 anos. Em 2007 abriu a marcenaria Casa Stopa, reconhecida pela excelência na fabricação de móveis sob medida. E em 2016 uniu as paixões pela marcenaria e pelo ensino no mesmo projeto: Stopa Lab

Começou com a marcenaria como um hobby em 2010 e em 2012 tornou esse hobby em fonte de renda, profissionalizando-se como marceneiro. Proprietário da empresa PV soluções em moveis (voltada para moveis em mdf) e da Punta Madero moveis para jardins (voltada para moveis em madeira maciça). Tem como formação a Engenharia Elétrica e foi instrutor de marcenaria no Senai Restinga no projeto Pronatec.

MDF para iniciantes e hobbystas” é uma palestra leve e descontraída que fala das características e necessidades básicas para o “começar” a produzir moveis em mdf. Aborda características, detalhes significativos e limites do mdf para quem quer iniciar a fazer seus moveis em mdf ou mesmo começar na marcenaria.

Formada em marketing, oriunda do mercado aquecido comercial farmacêutico, agora Marceneira autodidata. Despertou seu interesse pela linha de Ecodesign, onde os descartáveis se tornaram os desejáveis, especialista em peças sustentáveis a partir de pinus, eucalipto, osb e materiais descartados. Essa palestra aborda como é possível viver da marcenaria sustentável, quais as formas de precificação e como lidar com o cliente desse seguimento.
Proprietária do canal no YouTube: Ateliê Waldênia Caracas - Tudo de paletes

Marketing para Marcenarias: Essa palestra permitirá aos participantes: conhecer os principais conceitos e aplicações do marketing para a marcenaria, de forma simples e bem humorada; desenvolver o conceito de negócio da sua marcenaria e aplicar um plano de marketing simplificado.

Will Araújo é Marceneiro Hobbysta e Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia, atuando em consultorias, ensino e pesquisa.


OFICINAS FABRIQUE

Fabrique Maker, uma escola não tradicional que mistura estúdio de design e marcenaria.

BANCO JAPONÊS

O banco será produzido em madeira de Pinus com técnica de encaixes com ferramentas manuais tradicionais na marcenaria. Será fornecido todo o material e equipamento necessário.

LUMINÁRIA

Fabricação de luminária em madeira de Cinamomo, desde a montagem da sua estrutura até a parte elétrica. Será fornecido todo o material e equipamento necessário.

CONFIRMA AS IMAGENS DA EDIÇÃO ANTERIOR